Equações Diofantinas na Educação Básica: Uma Análise à Luz dos Registros de Representação Semiótica

Nome: HELDER DALVI
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 21/12/2021

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
JORGE HENRIQUE GUALANDI Examinador Externo
MOACIR ROSADO FILHO Orientador
VALMECIR ANTONIO DOS SANTOS BAYER Examinador Interno

Resumo: O estudo aborda o tema sobre a importância do ensino de Matemática de forma criativa através da aplicação de equações diofantinas e sua resolução de variadas formas. O objetivo geral do estudo é mostrar a TRRS como estratégia eficiente para captação de conteúdo na resolução de equações diofantinas no Ensino Fundamental. Quanto aos objetivos específicos será o de verificar à luz da literatura a importância da formação docente e das práticas pedagógicas para o ensino de Matemática; compreender o processo que conduz a melhoria de aprendizagem através do registro semiótico; apresentar as variadas formas de transformações dos registros semióticos nas equações diofantinas; identificar as possibilidades e as dificuldades percebidas em sala de aula na resolução de equações diofantinas no ensino de Matemática. O método da pesquisa será descritivo com uma abordagem quali-quantitativa e estratégias de resoluções de problemas. Os resultados desta pesquisa indicam a pouca exploração quanto a utilização dos Registros de Representação Semiótica para resolução de equações diofantinas, entretanto, houve crescimento de desempenho discente no segundo momento da solução dos problemas. Recomenda-se uma gama de estratégias a serem implementadas com o intuito de mitigar a falta de interesse por parte dos discentes e, ao mesmo tempo, estimular o docente a lançar mão de metodologias que promovam a interação, que sirvam de pontes de conexão entre eles – os docentes e os discentes. O estudo aponta a necessidade de criar inteligibilidade dos problemas abordados para que sejam construídas críticas e proposições que cooperem com a elaboração das futuras/possíveis ações para o ensino de Matemática.

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