Uma Proposta de Resolução de Problemas para Séries Iniciais

Nome: ARTHUR DELL PROSCHOLDT
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 29/03/2022

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
FLORÊNCIO FERREIRA GUIMARÃES FILHO Orientador
JOSÉ DE ARIMATÉIA FERNANDES Examinador Externo
VALMECIR ANTONIO DOS SANTOS BAYER Examinador Interno

Resumo: Este trabalho consiste numa pré-seleção de problemas que visam contribuir para a redução da defasagem dos estudantes de Matemática do Ensino Fundamental (6º ano) e motivar os próprios para um estudo de resolução de problemas e, mesmo tendo sido pensada para uma série específica, nada impede de ser trabalhada nas demais séries. Separei os problemas em 4 temas que são: “Problemas Lógicos”, “Problemas Curiosos”, “Princípio da Casa dos Pombos” e “Paridade”. No capítulo \\\\\\\"Introdução à Resolução de Problemas\\\\\\\", são apresentadas sugestões de como devem ser desenvolvidos os problemas com os alunos com base no livro A arte de resolver problemas: um novo aspecto do método matemático (POLYA; ARAÚJO, 1977) (POLYA; ARAÚJO, 1977). No capítulo intitulado “Problemas Lógicos”, são apresentados alguns problemas cuja resolução não depende de conhecimento específico ou de alguma técnica de resolução, basta um certo esforço mental e o velho e bom método da “tentativa” e “erro”. Em “Problemas Curiosos”, são apresentados 35 problemas e suas respectivas respostas que procuram abordar diferentes técnicas de resolução. Nos capítulos intitulados “Paridade” e “A casa dos Pombos\\\\\\\", são apresentados os seus respectivos desenvolvimentos teóricos, alguns problemas de aplicação e suas respostas. No capítulo “O Jogo de Nim”, é apresentada uma estratégia vencedora do respectivo jogo de forma mais simples para poder ser trabalhado nas séries a que se destina esta pesquisa. Determinadas seleções foram estimuladas com base na minha experiência em sala de aula e conversas que tive ao longo de minha carreira com vários colegas de profissão com o intuito de sempre que possível facilitar a mediação entre o ensino e a aprendizagem.

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