Proposta de Atividades de Matemática Financeira para o Ensino Médio nos Termos da Nova Base Nacional Comum Curricular

Nome: MANOELA MAIA PESSOA
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 29/03/2022

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
FLORÊNCIO FERREIRA GUIMARÃES FILHO Orientador
JOSÉ DE ARIMATÉIA FERNANDES Examinador Externo
VALMECIR ANTONIO DOS SANTOS BAYER Examinador Interno

Resumo: A matemática financeira é um pilar importante na nossa sociedade, a partir dela temos oportunidade de nos planejarmos e traçar metas para o nosso futuro. Embora conteúdos relacionados a este assunto já façam parte do currículo escolar há muitas décadas, pesquisas indicam a existência de uma dificuldade geral dos brasileiros em gerenciar seus recursos financeiros. Este trabalho tem como objetivo propor atividades para os professores do Ensino Médio do Ensino Básico de modo a facilitar o ensino-aprendizagem destes conteúdos, utilizando a metodologia de resolução de problemas que visa aproximar a Matemática Financeira do cotidiano. Trazendo discussões que possibilitam o professor desenvolver a Educação Financeira com seus alunos, usando temas importantes como juros, inflação, amortização de financiamentos, tomada de decisões, endividamento, reserva de emergência, cálculo de taxa de juros, entre outros. Tendo em vista que a gestão financeira é utilizada em diversos âmbitos da sociedade, esta abordagem, para além da formação acadêmica, se faz muito necessária para formação de um aluno capaz de exercer a sua cidadania.

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