Sequência didática de ensino de análise combinatória por meio de problemas
Nome: GILCÉLIA HELMER COSTA ROCHA
Data de publicação: 22/02/2024
Banca:
Nome | Papel |
---|---|
FLORENCIO FERREIRA GUIMARAES FILHO | Orientador |
Resumo: Este trabalho tem como objetivo apresentar uma sequência de ensino de Análise Combinatória por meio de problemas da OBMEP, visando melhorar o raciocínio e interesse pela aprendizagem de Matemática no ensino fundamental e posteriormente no ensino médio. A relevância deste trabalho deve-se ao fato deste conteúdo estar presente currículo no ensino fundamental e de uma forma mais abrangente na matriz curricular do Ensino Médio, sendo cobrado no ENEM. Percebe-se que os discentes apresentam muitas dificuldades no Ensino Médio, quando se deparam com resolução de problemas envolvendo Análise Combinatória, tendo em vista, essa dificuldade, fazem-se necessárias intervenções no nível fundamental, a fim de explorar estratégias de resolução, desenvolvendo conteúdo por meio de problemas com contextos que despertem e valorizem de fato o raciocínio. A Matemática tem sido intitulada como algo difícil entre os jovens, acredita-se também, que com esse trabalho será possível uma ruptura com o que está posto, uma vez que o raciocínio todos têm que é preciso saber explorá-lo e torná-la atraente. Além disso, espera-se sobretudo que o que for desenvolvido aqui possa possibilitar uma formação discente que vá além dos muros da escola e do currículo escolar, que possa contribuir com o progresso científico e tecnológico.