Geometria Analítica no Ensino Médio: uma Proposta Com Tratamento Vetorial

Nome: ROBSON VIEIRA DA SILVA
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 09/04/2013
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
FÁBIO JÚLIO DA SILVA VALENTIM Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
FÁBIO JÚLIO DA SILVA VALENTIM Orientador
FABIO LUIZ BORGES SIMAS Examinador Externo
ROSA ELVIRA QUISPE CCOYLLO Examinador Interno

Resumo: Baseado na ementa de Geometria Analítica presente no currículo básico das escolas públicas do Espírito Santo, nós propomos uma abordagem vetorial para o assunto. Isso porque, com base em análises de livros didáticos utilizados no Ensino Médio, foi possível constatar a ausência de vetores na citada disciplina, embora o método aplicado à Geometria Analítica facilite seu ensino e aprendizagem. Sob esse prisma, produzimos um material que traz como principal diferencial a introdução de vetores e sua aplicabilidade, demonstrada, também, em exercícios. Do mesmo modo, tratamos de equação de reta e trouxemos algumas considerações no que diz respeito a vetores na disciplina de Geometria Analítica Espacial. Nesse contexto, foi possível simplificar o entendimento de conceitos fundamentais e possibilitar uma maior transição entre a Álgebra e a Geometria.

Acesso ao documento

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910