Matemática Contextualizada: a História Humanizando o Ensino da Equação do 1º Grau

Nome: ALLAN DARLEY FIGUEIREDO DE SALES
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 16/08/2013
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
FLORÊNCIO FERREIRA GUIMARÃES FILHO Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
FLORÊNCIO FERREIRA GUIMARÃES FILHO Orientador
MOACIR ROSADO FILHO Examinador Interno
SÉRGIO LUIZ SILVA Examinador Externo

Resumo: O presente estudo foi desenvolvido com o objetivo de enfatizar a importância da História da Matemática como recurso didático capaz de internalizar alguns conceitos referentes ao ensino e aprendizagem da matemática, em especial as equações de 1º grau. A História da Matemática é apontada por muitos pesquisadores na área de ensino, como um recurso que pode contribuir para a formação de estudantes de todos os níveis, além de fornecer ferramentas que auxiliam na formação do estudante enquanto cidadão. Propõe-se que, por meio do conhecimento histórico, o ensino se torne mais atrativo e eficaz, e assim, facilita-se a contextualização de conteúdos matemáticos. Portanto este recurso é de suma importância para todos os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem. Neste sentido, entende-se a História da Matemática como recurso didático. No presente estudo, foi desenvolvida uma pesquisa experimental de caráter comparativo, neste método ocorre uma análise comparativa de duas ou mais amostras. Esta pesquisa foi baseada em alguns teóricos que defendem a utilização da História da Matemática no processo de ensino-aprendizagem, entre eles Dambrosio (1996), Baroni e Nobre (1999), Farago (2003), Mendes(2006), Miguel (1997). A pesquisa ocorreu na cidade de Nanuque/MG, na Escola Estadual Joseph Stalim Romano, de nível Fundamental e Médio, onde foram aplicados questionários a alunos e professores, e após, foi desenvolvida uma abordagem das equações de 1º grau, em duas turmas do turno vespertino. Em uma delas o conceito foi abordado com o aporte histórico, e na outra turma, o mesmo conceito foi abordado sem a utilização desse recurso, com o intuito de comparar os resultados obtidos no decorrer dessa abordagem. A partir destes resultados constatou-se que a História da Matemática enquanto recurso didático contribui para melhor compreensão do conceito desenvolvido, permitindo aos estudantes uma nova visão da matemática presente no seu cotidiano.

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