A Resolução de Problemas como Metodologia para o Ensino da Matemática: Uma Abordagem sobre Divisibilidade e Congruência

Nome: GILBERTO CAETANO JUNIOR
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 19/10/2021

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
FLORÊNCIO FERREIRA GUIMARÃES FILHO Orientador
JOSÉ DE ARIMATÉIA FERNANDES Examinador Externo
MOACIR ROSADO FILHO Examinador Interno

Resumo: O ensino da Matemática, ainda hoje, é um dos grandes desafios da Educação. Seu ensino, durante muitos anos, priorizou o caráter abstrato e deixou a parte prática em segundo plano. Tal fato, fez com que grande parte dos alunos passasse a enxergar a Matemática como uma ciência desconexa da realidade e sem utilidade prática. Felizmente, nos últimos anos, as discussões acerca do tema e a busca por novas metodologias de ensino, têm resgatado o interesse dos estudantes por estudar e aprender Matemática. Nessa perspectiva, a Resolução de Problemas como metodologia para o ensino da Matemática vem se mostrando uma ferramenta extremamente eficaz, podendo ser utilizada para o ensino de praticamente todos os conteúdos matemáticos. Especificamente, neste trabalho, o objetivo é trabalhar as ideias acerca de Divisibilidade e Congruência Modular utilizando a Resolução de Problemas como metodologia para a introdução dos referidos conteúdos. O trabalho foi dividido em duas partes, sendo a primeira a pesquisa do referencial teórico e, a segunda, uma abordagem de campo, na qual participaram os alunos de 8º e 9º ano do Ensino Fundamental de uma Escola Pública. Para essa segunda parte do trabalho, foi aplicada uma lista de questões com problemas envolvendo Divisibilidade e Congruência e os alunos tiveram um tempo pré-determinado para resolvê-la. Após a análise e tabulação dos resultados, a lista foi comentada e resolvida juntamente com os alunos, que tiveram a oportunidade de ter contato com conteúdos, até então desconhecidos para os mesmos, de uma maneira diferente. A análise dos resultados revelou a importância da utilização da Resolução de Problemas como ferramenta de ensino, motivando a aprendizagem dos alunos e tornando-os protagonistas na construção do seu próprio conhecimento.

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