O Ensino da Matemática Por Meio da Resolução de Problemas: um Estudo das Questões da Obmep Sobre Perímetro e Área

Nome: TALITA MORAES MODOLO
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 18/07/2023

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
FLORÊNCIO FERREIRA GUIMARÃES FILHO Examinador Interno
MOACIR ROSADO FILHO Orientador
PAULO ROBERTO PREZOTTI FILHO Examinador Externo

Resumo: A geometria desempenha um papel fundamental em nosso cotidiano, manifestando-se em diversas formas e contextos. Por essa razão, o seu ensino se torna de extrema importância. Considerando as dificuldades encontradas no ensino-aprendizagem da Geometria Plana na educação básica, a presente pesquisa tem como objetivo formar um banco de questões direcionado aos professores de Matemática, para auxiliá-los no uso das questões da OBMEP sobre perímetro e área em sala de aula, tendo como base as questões da segunda fase do Nível 1 da OBMEP. O levantamento de dados apresentados se deu por meio de pesquisa documental, explorando os problemas dispostos nas edições da prova realizadas entre 2005 e 2022. Ao longo da pesquisa serão apresentadas as questões e suas respectivas solução oficiais e uma proposta de resolução, a fim de exemplificar e orientar a aplicação da prática de resolução de problemas proposta por Polya para o ensino de área e perímetro. Diante do exposto, além de oferecer suporte aos professores, é esperado que as discussões realizadas nessa dissertação também contribuam para uma reflexão sobre o ensino de Matemática nas escolas públicas do país, buscando melhorias no processo de ensino-aprendizagem para aqueles que fazem parte dessas instituições.

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