Regressão Logística em microdados da educação

Nome: ANTÔNIO SALVADOR NETO

Data de publicação: 19/12/2023

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ALANCARDEK PEREIRA ARAUJO Orientador

Resumo: O desempenho acadêmico é uma preocupação constante no campo da educação. Técnicas estatísticas de regressão aplicadas aos dados obtidos no exame nacional do ensino médio (ENEM) podem auxiliar na compreensão dos fatores que interferem o desempenho acadêmico de estudantes. O trabalho apresenta fundamentação teórica sobre regressão linear e logística bem como técnicas de discretização, manipulação de dados e medidas de qualidade de modelo. Modelos de regressão logística foram ajustados com dados do ENEM dos anos de 2020, 2021 e 2022 de forma independente e para cada disciplina da avaliação. Os modelos se mostraram robustos o suficiente para prever desempenho de alunos baseando-se em dados socioeconômicos. A análise descritiva e dos coeficientes do modelo apontam para uma forte correlação negativa entre o número de pessoas que vivem na mesma residência do aluno e o seu desempenho. Além disso a categoria de renda da família do aluno, ocupação do pai e o tipo de escola que o aluno frequentou tem grande peso sobre o desempenho na avaliação. Outro fator importante foi a idade, idades mais elevadas tendem a a pertencer a categorias de desempenho mais elevadas.

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