Sequência didática de ensino de análise combinatória por meio de problemas

Nome: GILCÉLIA HELMER COSTA ROCHA

Data de publicação: 22/02/2024

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
FLORENCIO FERREIRA GUIMARAES FILHO Orientador

Resumo: Este trabalho tem como objetivo apresentar uma sequência de ensino de Análise Combinatória por meio de problemas da OBMEP, visando melhorar o raciocínio e interesse pela aprendizagem de Matemática no ensino fundamental e posteriormente no ensino médio. A relevância deste trabalho deve-se ao fato deste conteúdo estar presente currículo no ensino fundamental e de uma forma mais abrangente na matriz curricular do Ensino Médio, sendo cobrado no ENEM. Percebe-se que os discentes apresentam muitas dificuldades no Ensino Médio, quando se deparam com resolução de problemas envolvendo Análise Combinatória, tendo em vista, essa dificuldade, fazem-se necessárias intervenções no nível fundamental, a fim de explorar estratégias de resolução, desenvolvendo conteúdo por meio de problemas com contextos que despertem e valorizem de fato o raciocínio. A Matemática tem sido intitulada como algo difícil entre os jovens, acredita-se também, que com esse trabalho será possível uma ruptura com o que está posto, uma vez que o raciocínio todos têm que é preciso saber explorá-lo e torná-la atraente. Além disso, espera-se sobretudo que o que for desenvolvido aqui possa possibilitar uma formação discente que vá além dos muros da escola e do currículo escolar, que possa contribuir com o progresso científico e tecnológico.

Acesso ao documento

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910