Matemática e Astronomia: Construção de uma Disciplina Eletiva para Educação Básica
Nome: NAFTALY CRISTAL FELIX
Data de publicação: 26/03/2024
Banca:
Nome | Papel |
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FABIO JULIO DA SILVA VALENTIM | Examinador Interno |
GUIDO GERSON ESPIRITU LEDESMA | Examinador Externo |
ROSA ELVIRA QUISPE CCOYLLO | Presidente |
Resumo: Um dos maiores desafios do professor de matemática, é responder para seus alunos onde está a aplicabilidade do que lhes é ensinado. A falta de interesse nas aulas de matemática está associada à ideia de que aquilo que se ensina não é útil para a vida. O caminho mais eficaz para superar esse obstáculo é a interdisciplinaridade. Ter a habilidade de enxergar matemática em outras áreas do conhecimento pode satisfazer o anseio do aprendiz no processo de construção de significado daquilo que ele aprende. Além disso, por meio de um ensino interdisciplinar, conseguimos estimular sua curiosidade e espírito investigativo. Mas o que poderia ajudar o professor de matemática nessa missão? As disciplinas Eletivas são uma ferramenta poderosa para se desenvolver interdisciplinaridade no ensino de matemática. Com elas o professor de matemática pode transladar seus estudantes para outra área do conhecimento e mostrar que a matemática está em toda parte. E por que Matemática e Astronomia? A observação dos astros sempre fascinou a humanidade ao longo da história. Este mesmo encantamento é evidente quando a mídia de modo geral, traz esse tema à tona. Matemática e Astronomia possuem diversos elementos interdisciplinares, tais como
solstícios e equinócios, a lua e suas fases, a trajetória dos planetas de suas órbitas, as constelações e a dinâmica dos corpos celestes, a exploração espacial ao infinito e além. Neste trabalho, o professor encontrará elementos que contribuirão para a construção de uma disciplina Eletiva interdisciplinar envolvendo Matemática e Astronomia, capaz de tornar mais prazerosa a jornada para o conhecimento destas ciências.