Treinamento Olímpico em Matemática para Turmas Multisseriadas.
Nome: SANDRO ALVES DE AZEVEDO
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 27/03/2014
Orientador:
Nome![]() |
Papel |
---|---|
FLORÊNCIO FERREIRA GUIMARÃES FILHO | Orientador |
Banca:
Nome![]() |
Papel |
---|---|
ANA LUCIA DA SILVA | Examinador Externo |
FLORÊNCIO FERREIRA GUIMARÃES FILHO | Orientador |
MOACIR ROSADO FILHO | Examinador Interno |
Resumo: Este treinamento consistiu na preparação de alunos para competições de matemática, detectando possíveis talentos com o estímulo do raciocínio e o despertar de seu lado criativo, oportunizando aos alunos a desenvolverem seu potencial.
A preparação deu-se de forma não usual da aula comum, não sendo um reforço escolar. Foi um treinamento voltado para a resolução de problemas. Os tópicos, miscelânea, abordados, foram realizados de uma maneira mais informal, com o laço professor-aluno mais estreito, de modo que as pessoas que se reuniam às aulas, podiam desfrutar do simples prazer de discutir matemática. Ao passar do tempo, a aula foi se tornando cada vez mais um bate-papo divertido entre amantes de matemática.
O aluno que frequentou as aulas do treinamento olímpico, teve oportunidade de estar em contato com novas ideias da matemática, e isso certamente estimulou seu raciocínio e sua criatividade.
As Olimpíadas de Matemática tem por objetivo descobrir e incentivar novos talentos em matemática, desenvolvendo competências, habilidades e técnicas na resolução de problemas matemáticos mais aprofundados, aguçando o conhecimento matemático entre os alunos. Nesse aspecto, a Matemática pode dar sua contribuição à formação do cidadão ao desenvolver metodologias que enfatizem a construção de estratégias, a comprovação e justificativa de resultados, a criatividade, a iniciativa pessoal, o trabalho coletivo e a autonomia advinda da confiança na própria capacidade para enfrentar desafios.