Matemática Atuarial: Proposta de Material Didático para a Educação de Jovens e Adultos
Nome: RODRIGO CORREIA MUNIZ
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 24/03/2016
Orientador:
Nome | Papel |
---|---|
ETERELDES GONÇALVES JUNIOR | Orientador |
Banca:
Nome | Papel |
---|---|
ETERELDES GONÇALVES JUNIOR | Orientador |
FÁBIO JÚLIO DA SILVA VALENTIM | Examinador Interno |
Resumo: A presente pesquisa busca analisar os conteudos do ensino medio ao se tratar de matematica
nanceira e probabilidade na tentativa de compreender a matematica atuarial, alem de compreender
sua utilidade no dia-a-dia. Apresentadas por meio de analise de situac~oes cotidianas
como calculos de seguros de vida e previd^encia complementar a m de elaborar material
didatico complementar sobre matematica atuarial para a Educac~ao de Jovens e Adultos.
Justica-se pela necessidade de contextualizar os conteudos a realidade dos estudantes, principalmente
na modalidade EJA por meio da elaborac~ao de material complementar.
Baseados em Freitas (2011), Cordeiro Filho (2014), Pacheco (2014) e Freire (2005) a pesquisa
se constroi por acreditar que a matematica contribui para o conhecimento cientco e tambem
para o conhecimento emprico, com foco nas experi^encias e relac~oes dos sujeitos.
Esta pesquisa proporciona um caminho diferenciado para a abordagem do conteudo da matem
atica nanceira e probabilidade e apresenta aos alunos resultados diferenciados dependendo
da sua expectativa de vida, atraves de calculos padronizados, mas de acessvel entendimento
por meio de conteudos abordados no Ensino Medio.