Matemática Atuarial: Proposta de Material Didático para a Educação de Jovens e Adultos

Nome: RODRIGO CORREIA MUNIZ
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 24/03/2016
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
ETERELDES GONÇALVES JUNIOR Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ETERELDES GONÇALVES JUNIOR Orientador
FÁBIO JÚLIO DA SILVA VALENTIM Examinador Interno

Resumo: A presente pesquisa busca analisar os conteudos do ensino medio ao se tratar de matematica
nanceira e probabilidade na tentativa de compreender a matematica atuarial, alem de compreender
sua utilidade no dia-a-dia. Apresentadas por meio de analise de situac~oes cotidianas
como calculos de seguros de vida e previd^encia complementar a m de elaborar material
didatico complementar sobre matematica atuarial para a Educac~ao de Jovens e Adultos.
Justica-se pela necessidade de contextualizar os conteudos a realidade dos estudantes, principalmente
na modalidade EJA por meio da elaborac~ao de material complementar.
Baseados em Freitas (2011), Cordeiro Filho (2014), Pacheco (2014) e Freire (2005) a pesquisa
se constroi por acreditar que a matematica contribui para o conhecimento cientco e tambem
para o conhecimento emprico, com foco nas experi^encias e relac~oes dos sujeitos.
Esta pesquisa proporciona um caminho diferenciado para a abordagem do conteudo da matem
atica nanceira e probabilidade e apresenta aos alunos resultados diferenciados dependendo
da sua expectativa de vida, atraves de calculos padronizados, mas de acessvel entendimento
por meio de conteudos abordados no Ensino Medio.

Acesso ao documento

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910