Seminários PPGMAT 2022/01
Título: Fibrações de Milnor: os primeiros passos.
Palestrante: Maico Ribeiro (Departamento de Matemática - UFES)
Resumo: Nesta palestra vamos relembrar o contexto histórico e as primeiras versões das famosas estruturas de fibrações conhecidas como Fibrações de Milnor. Vamos conhecer também suas relações com diversos ramos da matemática, em particular, suas aplicações no estudo de estruturas exóticas sobre n-esferas.
Local: Auditório do PPGMAT/PPGQUI, CCE bloco C (prédio do PPGMAT) segundo andar.
Horário e Data: 01 de julho, sexta-feira, às 15:30h.
Título: Uma caracterização para a celularidade de produtos de ordens parciais
Palestrante: Renan Mezabarba (Departamento de Matemática - UFES)
Resumo: Discutiremos uma caracterização intrínseca para ordens parciais que preservam a chamada condição de (anti) cadeia enumerável no produto, bem como algumas aplicações possíveis em teoria dos conjuntos e topologia. Embora os nomes soem estranhos, o requisito mais pesado será uma das versões infinitas do Princípio da Casa dos Pombos.
Local: Auditório do PPGMAT/PPGQUI, CCE bloco C (prédio do PPGMAT) segundo andar.
Horário e Data: 10 de junho, sexta-feira, às 15:30h.
Palestrante: Matheus Vieira (Departamento de Matemática - UFES)
Título: Hipersuperfícies biharmônicas em hemisférios
Local: Auditório do PPGMAT/PPGQUI, CCE bloco C (prédio do PPGMAT) segundo andar
Horário e Data: 20 de maio, sexta-feira, às 15:30h.
Resumo: Consideramos a conjectura de Balmus-Montaldo-Oniciuc no caso de hemisférios. Sob certas condições da curvatura média, mostramos que uma hipersuperfície biharmônica num hemisfério de S^(n+1) deve ser a pequena hiperesfera.
Palestrante: José Miguel Aranda
Título: Efeito regularizador em alguns problemas elípticos localmente coercivos.
Local e Hora: Auditório do PPGMAT/PPGQUI, dia 13/05 às 15:30.
Resumo: Consideramos alguns problemas elípticos (envolvendo operadores como o Laplaciano, o Laplaciano fracionário e o operador de Kirchhoff) onde o termo não linear da um comportamento localmente coercivo ao funcional associado (isto é, em algum subconjunto o funcional é coercivo) e será apresentado resultado de existência de solução em cada caso, o qual mostrará o efeito regularizador do problema (no sentido que ao considerar o termo não linear o número de soluções aumenta).
Palestrante: Márcia Helena Paiva (Departamento de Engenharia Elétrica - UFES)
Título: Breve Introdução a Redes Complexas
Local: Auditório do PPGMAT/PPGQUI, CCE bloco C (prédio do PPGMAT) segundo andar.
Horário e Data: 6 de maio, sexta-feira, às 15h.
Resumo:
Redes Complexas é uma área de pesquisa emergente, também conhecida como Ciência de Redes, que estuda de forma genérica redes provenientes de diversas aplicações, apropriando-se de ferramentas da Matemática (especialmente da Teoria de Grafos), Física, Estatística, Computação, Ciência de Dados, dentre outras. Vários modelos de redes complexas foram propostos na literatura recente, com o intuito de caracterizar as redes reais. Neste seminário, vamos abordar brevemente os três principais modelos de redes complexas e discutir a aplicabilidade deles na modelagem de uma rede real, a WWW (World Wide Web).
Palestrante: Marcos Mercandeli (Aluno do PPGMAT)
Título: Indefinibilidade da Representabilidade de Matroides em Linguagens Monádicas de Segunda Ordem
Data e Hora:18/03/22, às 15:15
Acesso: meet.google.com/bmv-jvfb-fnq
Resumo:
Um problema de indefinibilidade em uma linguagem formal diz respeito à possibilidade de especificar uma classe de objetos que interpretam esta linguagem usando sentenças desta linguagem. O objetivo da palestra é mostrar que linguagens monádicas de segunda ordem não são capazes de especificar a classe das matroides representáveis. Serão apresentados os conceitos básicos de teoria de matroides finitas e de linguagens monádicas de segunda ordem para teoria de matroides necessários para provar tal resultado.